A herpangina é uma enterovirose de grande relevância na Estomatologia, sendo causada por um coxsackievirus. A transmissão acontece através das fezes ou saliva contaminadas, acometendo, em especial, crianças. Hábitos de higiene pessoal, incluindo a limpeza das mãos, representam medidas preventivas importantes no controle dessa infecção. De modo geral, se trata de uma doença endêmica que se manifesta por meio de surtos. Nos países de clima temperado, estes ocorrem especialmente durante o verão e o outono, diferente dos países de clima tropical, cuja infecção é identificada ao longo de todo o ano.

 

Características clínicas

Após o período de incubação, os sintomas apresentados pelos pacientes com herpangina são: febre, mal-estar, mialgia, dor de cabeça, anorexia, disfagia e faringite. As lesões bucais se apresentam como vesículas na região do palato mole e amígdalas, que logo se rompem, sendo seguidas por múltiplas úlceras dolorosas (Figura 1). Infecções subclínicas, também, podem ser observadas. O tratamento se restringe às medidas de suporte, tendo em vista que a evolução do processo é autolimitante.

Dentro do grupo das enteroviroses e que apresentam manifestação bucal, além da herpangina, temos ainda a doença da mão-pé-boca e a faringite linfonodular aguda. Na doença da mão-pé-boca, as lesões orais podem preceder as lesões de pele e são acompanhadas por uma febre de baixa intensidade. As erupções vesiculares cutâneas são múltiplas e afetam as mãos e os pés, se ulceram rapidamente e depois cicatrizam. A faringite linfonodular aguda é caracterizada por febre, dor de garganta e se apresenta, clinicamente, como pápulas ou pequenos nódulos amarelados no palato mole e pilares amigdalianos. Essas lesões representam agregados linfoides hiperplasiados.

 

Tratamento

Embora as enteroviroses sejam autolimitantes, a presença de febre intensa e persistente, acompanhada de vômito, dor de cabeça e alterações neurológicas justificam encaminhamento para avaliação médica.

 

Imagem clínica da herpangina

Figura 1- Aspecto clínico da lesão intrabucal de herpangina mostrando diversas úlceras de contorno irregular, localizadas no palato mole.

 

Leitura Complementar:

1- Chen K, Chang H, Wang S, Cheng Y, Yang J. Epidemiologic features of hand-foot-mouth disease and herpangina caused by Enterovirus 71 in Taiwan, 1998-2005. Pediatrics 2007;120:e244-e252.

2- Kim B, Moon S, Bae GR, Lee H,Pai H, Oh SH. Factors associated with severe neurologic complications in patients with either hand-foot-mouth disease or herpangina: A nationwide observational study in South Korea, 2009-2014. Plos One 2018;13:e0201726

3- Neville BW, Damm DD, Allen CM, Chi AC. Oral and Maxillofacial Pathology. Elsevier: St. Louis, 4ed.,2016.

4- Ruan F, Yang T, Ma H, Jin Y, Song S, Fontaine RE, Zhu B. Risk factors for hand, foot, and mouth disease and herpangina and the preventive effect of hand-washing. Pediatrics 2011;127:e898-e904.

 

 

Consultório

blank

Conheça nossos cursos

blank