O fibroma ossificante ou cemento-ossificante é uma lesão fibro-óssea benigna que contém tecido fibroso com celularidade variável e depósitos irregulares ou trabeculares de material osteoide e/ou cementoide.

 

Características clínicas

O tumor afeta principalmente a região de pré-molares e molares inferiores. Quanto ao gênero, há predileção por mulheres, na terceira e quarta década de vida. Tumores grandes podem provocar deformidade facial, mas dor é raramente observada. Essa neoplasia pode estar associada com a Síndrome do Hiperparatireoidismo-tumores dos maxilares. Nessa síndrome os pacientes apresentam adenoma das paratireoides, fibroma ossificante, cistos renais, tumor de Wilms e aumento dos níveis séricos do paratormônio.

 

Características radiológicas

São características radiográficas desta lesão: presença de massa radiolúcida/radiopaca bem definida (Figura 1), o que a diferencia dos limites imprecisos encontrados na displasia fibrosa. A boa delimitação do tumor é evidenciada durante a sua ressecção cirúrgica, quando ele é facilmente separado das paredes ósseas adjacentes, o que explica a sua remoção em poucos fragmentos (Figura 2).

 

Imagem radiográfica do fibroma cemento-ossificante em mandíbula.

 

Figura 1 – Exame radiográfico mostrando lesão tumoral bem delimitada. Notar a presença de uma linha radiolúcida contornando o tumor. Essa imagem corresponde a cápsula do tumor.

 

Imagem trans-cirúrgica do fibroma ossificante central
Figura 2- Como o tumor é bem delimitado, a cortical óssea é facilmente separada da lesão (Cortesia do Prof. Wagner Castro).
Características histopatológicas
Apesar da cápsula não ser evidente, o tumor é bem delimitado e é caracterizado por depósitos irregulares de material osteoide ou cementoide, sustentado por um tecido conjuntivo fibroso celularizado (Figura 3). Revestimento osteoblástico pode ser identificado adjacente aos depósitos de osso. Quando há formação de material cementoide, as bordas dessas estruturas exibem aparência em “escova” na sua transição com o conjuntivo.

Imagem microscópica do fibroma cemento-ossificante

Figura 3- Depósitos de material cementoide na esquerda da figura. Notar que, apesar da ausência de cápsula, o tumor é bem delimitado em relação ao osso adjacente (lado direito).

 

Tratamento

No que se refere ao tratamento, a enucleação ou excisão cirúrgica conservadora é o método mais recomendado. Esse procedimento é recomendado em virtude da boa delimitação da lesão (Figura 2).

Leitura Complementar:

1- Nelson BL, Phillips BJ. Benign fibro-osseous lesions of the head and neck. Head Neck Pathol 2019;13:466-475.

2- Slootweg P. Lesions of the jaws. Histopathology 2009;54:401-418.

 

 

Consultório

blank

Conheça nossos cursos

blank