O fibroma ossificante ou cemento-ossificante é uma lesão fibro-óssea benigna que contém tecido fibroso com celularidade variável e depósitos irregulares ou trabeculares de material osteoide e/ou cementoide.
Características clínicas
O tumor afeta principalmente a região de pré-molares e molares inferiores. Quanto ao gênero, há predileção por mulheres, na terceira e quarta década de vida. Tumores grandes podem provocar deformidade facial, mas dor é raramente observada. Essa neoplasia pode estar associada com a Síndrome do Hiperparatireoidismo-tumores dos maxilares. Nessa síndrome os pacientes apresentam adenoma das paratireoides, fibroma ossificante, cistos renais, tumor de Wilms e aumento dos níveis séricos do paratormônio.
Características radiológicas
São características radiográficas desta lesão: presença de massa radiolúcida/radiopaca bem definida (Figura 1), o que a diferencia dos limites imprecisos encontrados na displasia fibrosa. A boa delimitação do tumor é evidenciada durante a sua ressecção cirúrgica, quando ele é facilmente separado das paredes ósseas adjacentes, o que explica a sua remoção em poucos fragmentos (Figura 2).
Figura 1 – Exame radiográfico mostrando lesão tumoral bem delimitada. Notar a presença de uma linha radiolúcida contornando o tumor. Essa imagem corresponde a cápsula do tumor.
Tratamento
Leitura Complementar:
1- Nelson BL, Phillips BJ. Benign fibro-osseous lesions of the head and neck. Head Neck Pathol 2019;13:466-475.
2- Slootweg P. Lesions of the jaws. Histopathology 2009;54:401-418.
Conheça nossos cursos