O cisto periodontal lateral é um cisto odontogênico de desenvolvimento raro, possivelmente originado dos remanescentes da lâmina dentária, que ocorre majoritariamente em indivíduos entre a quinta e sétima décadas de vida.  A lesão se desenvolve na superfície lateral da raiz de um dente erupcionado vital, usualmente entre caninos e pré-molares inferiores. Ele é considerado como a contraparte intraóssea do cisto gengival do adulto. Na maior parte dos casos, o cisto periodontal lateral é diagnosticado como um achado ocasional em exames radiográficos, se apresentando como uma lesão radiolúcida, bem delimitada, arredondada e unilocular. Quando mais de uma cavidade cística é observada, o diagnóstico de cisto odontogênico botrioide deve ser considerado. A lesão cística é frequentemente circundada por um halo radiopaco e, geralmente, é inferior a 1 cm. Além disso, observa-se que lesões maiores podem ocasionar divergência das raízes dentárias adjacentes.

 

Imagem radiográfica do cisto periodontal lateral

Figura 1- Imagem radiográfica mostrando área radiolúcida, ovoide e com limites bem definidos. O cisto periodontal lateral localizado na porção radicular lateral entre os dentes canino e pré-molar superior foi identificado acidentalmente.

 

Características histopatológicas

Histopatologicamente, o cisto periodontal lateral apresenta um fino revestimento epitelial estratificado, contendo poucas camadas de células semelhantes às observadas no epitélio reduzido do órgão do esmalte. Esse revestimento pode exibir um número variado de células claras na camada basal e áreas focais de espessamento nodular, nas quais as células epiteliais cúbicas se distribuem em aspecto de redemoinho. Essas características podem resultar em um quadro histopatológico semelhante ao do cisto odontogênico glandular. Contudo, geralmente, a correlação entre os achados histopatológicos e o quadro clínico-radiográfico é suficiente para o diagnóstico.

 

Imagem microscópica do cisto periodontal lateral

 Figura 2- Quadro microscópico do cisto periodontal lateral. Notar o revestimento fino e contendo células claras (seta).

 

Tratamento

Com baixa recorrência, a enucleação é a terapia de escolha para o cisto periodontal lateral e um bom prognóstico é esperado.

 

Leitura Complementar

1- Altini M, Shear M. The lateral periodontal cyst: an update. J Oral Pathol Med. 1992;21:245-50.

2- Chrcanovic BR, Gomez RS. Gingival cyst of the adult, lateral periodontal cyst, and botryoid odontogenic cyst: An updated systematic review. Oral Dis. 2019;25:26-33.

3- Takeda Y. Glandular odontogenic cyst mimicking a lateral periodontal cyst: a case report. Int J Oral Maxillofac Surg. 1994;23:96-7.

 

 

Consultório

blank

Conheça nossos cursos

blank