O cisto gengival do adulto é considerado a contraparte periférica do cisto periodontal lateral, representando uma lesão odontogênica de desenvolvimento possivelmente originada a partir dos restos celulares da lâmina dentária. Esse cisto é raro e se desenvolve principalmente na gengiva inserida de indivíduos do sexo feminino, entre a quinta e sexta décadas de vida. Assim como o cisto periodontal lateral, apresenta predileção pela mandíbula, localizando-se entre caninos e pré-molares inferiores. Clinicamente, a lesão pode ser observada como um nódulo pequeno ou pápula, assintomático, de consistência macia e coloração azulada ou clara (Figura 1). O quadro histopatológico é caracterizado por uma cápsula cística fibrosa revestida por um fino epitélio não queratinizado, contendo, por vezes, células claras (Figura 2). A recorrência do cisto gengival do adulto é extremamente rara e, por isso, a excisão cirúrgica simples é o manejo terapêutico adequado.
Figura 1- Imagem clínica do cisto gengival do adulto. Observar a presença de pápula de coloração clara na junção da gengiva inserida com a mucosa alveolar.
Figura 2- Imagem microscópica do cisto gengival do adulto. No lado direito da foto temos o revestimento da mucosa oral. Mais ao centro observamos remanescentes da lâmina dentária dispostos na lâminas dentária (seta vermelha). No revestimento do cisto encontramos numerosas células claras.
Leitura Complementar
1- Bell RC, Chauvin PJ, Tyler MT. Gingival cyst of the adult: a review and a report of eight cases. J Can Dent Assoc. 1997;63:533-535.
3- Wagner VP, Martins MD, Curra M, Marti11s MA, Munerato MC. Gingival Cysts of Adults: Retrospective Analysis from Two Centers in South Brazil and a Review of the Literature. J lnt Acad Periodontol. 2015;17:14-19.
Conheça nossos cursos