Respostas

Paciente com lesão assintomática relacionada ao dente 2° molar inferior e sem expansão da cortical lingual ou vestibular. Qual é o diagnóstico principal?

 

– Displasia óssea focal (displasia cemento-óssea focal)

– Osteomielite esclerosante focal

– Hipercementose atípica

– Cementoblastoma

Comentário:

Tanto na displasia óssea focal como na osteomielite esclerosante focal há uma linha radiolúcida que separa a imagem radiopaca do dente, correspondente ao espaço do ligamento periodontal. Já o cementoblastoma é uma neoplasia odontogênica que exibe proliferação de cementoblastos na periferia do tumor. Diferente da displasia óssea focal, no cementoblastoma nota-se área radiolúcida de espessura aumentada e irregular envolvendo a massa radiopaca aderida à raiz do dente. No caso apresentado pela enquete, ao analisar a radiografia, observa-se uma linha radiolúcida delgada e uniforme que corresponde ao espaço do ligamento periodontal (observar seta na figura), sendo este dado compatível com a imagem normal do mesmo. Adicionalmente, a ausência de expansão das corticais e a reabsorção (ou deslocamento) dos dentes adjacentes sugerem o diagnóstico de hipercementose atípica. É importante ressaltar que esse diagnóstico diferencial é importante devido à necessidade da remoção cirúrgica do cementoblastoma.

HIpercementose atípica. Observar espaço do ligamento periodontal delgado e homogêneo (setas).

 

Leitura Complementar:

1- Souza LN, Lima Júnior SM, Pimenta FJGS, Souza ACRA, Gomez RS. Atypical hypercementosis versus cementoblastoma: A case report. Dentomaxillofacial Radiology 2004;33:267-270.